
Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Popularidade de Lula segue baixa e embate com Trump não melhora avaliação do governo
Popularidade de Lula segue baixa e embate com Trump não melhora avaliação do governo
Por: Redação
02/08/2025 às 21:47

Foto: Marcelo Camargo / Agencia Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu transformar o confronto diplomático com Donald Trump em ganhos de popularidade. Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2) mostra que o governo segue com altos índices de rejeição e aprovação estagnada, mesmo após a repercussão das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Segundo o levantamento, 40% dos entrevistados consideram a gestão de Lula “ruim” ou “péssima”, enquanto apenas 29% avaliam como “ótima” ou “boa”. Outros 29% disseram que o governo é “regular” e 1% não opinou. A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, em 130 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Os números indicam que a tentativa de Lula de capitalizar politicamente sobre o episódio com Trump não surtiu efeito. Em junho, os percentuais eram praticamente os mesmos, reforçando que a crise diplomática não melhorou a percepção sobre o governo.
O índice de reprovação pessoal também segue elevado: metade dos entrevistados desaprova a atuação de Lula, enquanto apenas 46% aprovam. A pesquisa reforça que o presidente enfrenta maior rejeição entre evangélicos (55%), pessoas com ensino superior (49%) e moradores da região Sul (51%), além de eleitores de maior renda, entre os quais a desaprovação chega a 57%.
O levantamento demonstra que, mesmo após o episódio que Lula tentou transformar em uma bandeira de defesa nacional, a imagem do governo continua fragilizada. A aposta em um discurso nacionalista contra Trump não alterou o cenário e reforça a dificuldade do Planalto em reconquistar apoio popular a menos de um ano do calendário eleitoral se intensificar.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.