Em uma partida cheia de emoção e controvérsias, o Vitória foi derrotado por 4 a 3 pelo Vasco da Gama, neste domingo (5), em São Januário, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto ficou marcado por erros graves da arbitragem, que influenciaram diretamente no resultado.
O árbitro Fernando Antônio Mendes de Salles expulsou de forma contestada o zagueiro Lucas Halter, ainda no primeiro tempo, e deu oito minutos de acréscimo — período em que o time carioca marcou o gol da vitória. A atuação do juiz revoltou jogadores e torcedores rubro-negros.
O jogo começou movimentado. Logo aos cinco minutos, Nuno Moreira abriu o placar para o Vasco. O Vitória reagiu rapidamente e virou ainda na primeira etapa, com gols de Aitor Cantalapiedra e Lucas Halter.
Na volta do intervalo, o Cruzmaltino cresceu em campo e retomou a vantagem com dois gols de Rayan, aos 7 e 21 minutos. Mesmo com um jogador a menos, o Leão mostrou garra e empatou novamente com Cáceres, aos 27. Quando tudo indicava um empate justo, GB, nos acréscimos, marcou o quarto gol vascaíno e definiu o placar.
Após o apito final, o atacante Renato Kayser criticou duramente a arbitragem.
“A dificuldade do jogo foi o juiz. Enquanto não profissionalizar, vai ser essa várzea aí”, protestou.
Com o resultado, o Vitória permanece na 17ª posição, com 25 pontos, dentro da zona de rebaixamento, e vê a situação se complicar ainda mais — o time tem dois jogos a mais e dois pontos a menos que o Santos, primeiro fora do Z4.
O próximo desafio será o clássico Ba-Vi, na quinta-feira (16/10), às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada.
Gols:
Vasco: Nuno Moreira (5’ 1T), Rayan (7’ e 21’ 2T), GB (51’ 2T)
Vitória: Aitor (26’ 1T), Lucas Halter (33’ 1T), Cáceres (27’ 2T)
Cartões:
Vasco: Robert Renan
Vitória: Lucas Halter (2 amarelos e vermelho), Zé Marcos.