Início
/
Notícias
/
Mundo
/
Assessor de Trump afirma que Venezuela aceitará exigências dos EUA durante transição de poder
Assessor de Trump afirma que Venezuela aceitará exigências dos EUA durante transição de poder
Casa Branca diz que Washington controla termos da mudança política e mantém pressão econômica e militar para garantir estabilidade e combate ao narcotráfico
Por: Redação
06/01/2026 às 08:28

Foto: Reprodução/X
O governo dos Estados Unidos afirmou que a transição política na Venezuela ocorrerá sob condições estabelecidas por Washington. A declaração foi feita pelo assessor da Casa Branca Stephen Miller, que confirmou que representantes do novo comando venezuelano aceitaram integralmente as exigências impostas pelo governo do presidente Donald Trump.
Em entrevista à CNN, Miller afirmou que mensagens diretas foram enviadas ao secretário de Estado Marco Rubio e a negociadores de alto escalão, deixando claro que o novo governo venezuelano se comprometeu a cumprir “termos, demandas, condições e requisitos” definidos pelos Estados Unidos.
Segundo o assessor, a ofensiva norte-americana contra o antigo regime chavista faz parte de uma estratégia mais ampla de segurança nacional, voltada a impedir que regimes autoritários utilizem seus territórios para exportar drogas, armas e criminosos. Para Miller, a atuação firme dos EUA tem como objetivo proteger não apenas os americanos, mas também a estabilidade do hemisfério ocidental.
Miller destacou que os Estados Unidos mantêm controle sobre os parâmetros do processo de transição, sem, no entanto, assumir a administração direta do país. Forças militares norte-americanas seguem posicionadas fora do território venezuelano, enquanto permanece em vigor o embargo total ao petróleo e restrições severas ao comércio internacional da Venezuela.
“Nós estabelecemos os termos e as condições. Os EUA estão conduzindo o país durante este período de transição”, afirmou o assessor, ressaltando que isso não significa interferência na rotina administrativa cotidiana. Segundo ele, o governo Trump não pretende gerir serviços básicos, mas assegurar que compromissos estratégicos sejam cumpridos.
As declarações reforçam falas recentes de Trump, que afirmou manter comunicação direta com a liderança interina venezuelana, atualmente chefiada por Delcy Rodríguez. O presidente norte-americano também alertou que, caso os acordos sejam descumpridos, Washington está preparado para ampliar a pressão dentro do país.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




