Início
/
Notícias
/
Mundo
/
EUA avaliam novas sanções contra o Brasil após condenação de Bolsonaro, diz site
EUA avaliam novas sanções contra o Brasil após condenação de Bolsonaro, diz site
Ex-subsecretária de Defesa aponta três cenários, de restrições de vistos a medidas financeiras mais duras; decisão pode sair já na próxima semana
Por: Redação
15/09/2025 às 08:02

Foto: Tasos Katopodis/Getty Images via AFP e Brenno Carvalho/O Globo
Os Estados Unidos podem anunciar novas sanções contra o Brasil em reação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A avaliação é de Jana Nelson, ex-subsecretária de Defesa dos EUA, que afirmou neste domingo (14) que medidas poderão ser implementadas já na próxima semana. A informação é do site CNN.
Segundo a especialista, há três cenários principais em análise. O mais simples envolveria restrições de vistos, afetando brasileiros que pretendem entrar em território americano. Um segundo cenário inclui sanções financeiras, nos moldes das já aplicadas contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. O terceiro, e mais grave, obrigaria bancos a implementar tais medidas — algo que até agora não ocorreu, segundo Nelson, por falta de base jurídica sólida.
A ex-subsecretária destacou ainda que a conjuntura em Washington foi momentaneamente desviada pelo assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, mas que o governo americano segue monitorando o caso brasileiro.
De acordo com ela, a velocidade e o alcance das sanções podem depender diretamente da atenção do presidente Donald Trump, que tem sido o principal articulador dessas medidas contra autoridades brasileiras.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.