Portugal anuncia reconhecimento do Estado da Palestina
Decisão antecede a Assembleia-Geral da ONU e segue movimento internacional liderado pela França; Israel critica resolução aprovada no organismo
Por: Redação
19/09/2025 às 19:01

Foto: Reprodução
O Ministério das Relações Exteriores de Portugal informou nesta sexta-feira (19) que o país passará a reconhecer oficialmente a Palestina como Estado independente a partir de domingo (21).
A decisão será implementada antes da abertura da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.
Com isso, Lisboa se junta ao movimento liderado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, que já havia confirmado apoio ao reconhecimento da Palestina.
Na sexta-feira passada (12), a ONU aprovou uma resolução que defende a criação de dois Estados como solução para o conflito entre Israel e Palestina.
O texto, apresentado por França e Arábia Saudita, exclui a participação do Hamas e prevê que o grupo terrorista deixe o controle da Faixa de Gaza e entregue as armas à Autoridade Palestina, com apoio da comunidade internacional.
A proposta foi aprovada por 142 países, com 10 votos contrários e 12 abstenções. Estados Unidos e Israel votaram contra.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Oren Marmonstein, classificou a resolução como “vergonhosa”, afirmando que ela “não favorece uma solução para a paz” e apenas “encoraja o Hamas a continuar a guerra”.
A Palestina é reconhecida por mais de 140 países, incluindo o Brasil.
Na ONU, possui status de “Estado observador não-membro”, o que permite participação em deliberações e integração a agências internacionais, mas não garante plenos direitos de voto.
Ainda não contam com reconhecimento oficial países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e, até esta semana, Portugal.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.