Início
/
Notícias
/
Bahia
/
Centro de pesquisa sofre com nova invasão do MST na Bahia: prejuízos se acumulam
Centro de pesquisa sofre com nova invasão do MST na Bahia: prejuízos se acumulam
Invasão liderada pelo movimento impede acesso de servidores, provoca danos a equipamentos e ameaça estudos com parceiros internacionais
Por: Redação
23/07/2025 às 12:28

Foto: TV Santa Cruz
Mais de 300 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram, nesta terça-feira (22), a Estação de Zootecnia do Extremo Sul da Bahia, em Itabela, às margens da BR-101. A ação, classificada pelo grupo como “pacífica”, já provocou interrupção de pesquisas científicas, prejuízos materiais e impedimento de acesso aos servidores públicos da unidade.
A área invadida é administrada pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e abriga projetos de alto nível técnico, incluindo pesquisas em mitigação de gases do efeito estufa, manejo de solo e pastagens, com parcerias firmadas com universidades do Brasil, Estados Unidos e Canadá.
Segundo funcionários da Ceplac, os integrantes do MST danificaram cercas, fizeram ligações elétricas irregulares — que resultaram em curto-circuitos e queima de equipamentos — e barraram o acesso dos profissionais às instalações. O bloqueio compromete estudos em andamento e coloca em risco anos de trabalho científico e investimentos públicos.
A invasão, segundo o MST, é uma reação à suspensão de um acordo entre o movimento e órgãos federais como Incra, SPU e Ministério do Desenvolvimento Agrário, para destinar imóveis considerados improdutivos à reforma agrária. No entanto, servidores apontam que a ocupação desrespeita a legislação, usurpa patrimônio público e prejudica o que deveria ser um debate institucional e democrático.
Esta é a terceira vez que a estação é invadida pelo MST, que repete a mesma justificativa desde 2022. Não há previsão de desocupação, e o governo federal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil




