Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Eduardo Bolsonaro acusa Moraes de usar Jair Bolsonaro como “moeda de chantagem” contra os EUA
Eduardo Bolsonaro acusa Moraes de usar Jair Bolsonaro como “moeda de chantagem” contra os EUA
Deputado afirma que ex-presidente é tratado como “preso político” e “refém” do ministro do STF
Por: Redação
17/09/2025 às 17:25

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) acusou nesta quarta-feira (17) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de utilizar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como “moeda de chantagem contra o governo dos Estados Unidos”.
“Moraes utiliza Jair Bolsonaro como moeda de chantagem contra o governo dos EUA, conforme demonstra a matéria de Mônica Bergamo, jornalista que frequentemente dá voz a juízes da suprema corte, sem identificar qual”, escreveu Eduardo em sua conta no X (antigo Twitter).
A declaração faz referência a reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, segundo a qual ministros do STF avaliam que, caso o governo Donald Trump imponha novas sanções ao Brasil, Bolsonaro poderia ser transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Na segunda-feira (15), o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que os EUA devem anunciar, na próxima semana, sanções adicionais contra o Brasil em resposta à decisão do Supremo.
Eduardo Bolsonaro classificou seu pai como “condenado injustamente”, “preso político” e “refém do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes”.
O deputado também citou um decreto assinado por Donald Trump em 5 de setembro, que amplia mecanismos de proteção a cidadãos norte-americanos detidos no exterior. A medida prevê que países considerados responsáveis por “detenções arbitrárias” podem ser classificados como “Patrocinadores Estatais de Detenção Arbitrária”, o que abriria espaço para a aplicação de sanções e restrições diplomáticas.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.