Ex-relator da inelegibilidade de Bolsonaro tem visto americano revogado
Por: Redação
22/09/2025 às 14:11

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ex-Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, teve seu visto para os Estados Unidos cancelado pelo governo norte-americano. A medida integra um pacote de ações diplomáticas recentes que afetam autoridades judiciais brasileiras, em meio a crescente tensão política envolvendo decisões do Judiciário.
Fontes ouvidas pela reportagem informam que Gonçalves é visto como uma figura-chave nas decisões que decretaram a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. O cancelamento do visto é visto como parte das sanções exportadas pelos Estados Unidos a agentes que participaram de processos considerados politicamente controversos por autoridades estadunidenses.
A revogação ocorre em um momento em que o relacionamento diplomático entre Brasil e EUA vive episódios de desgaste, com críticas cruzadas e acusações mútuas de interferência política ou judicial. Para especialistas ouvidos, a medida dos americanos sinaliza que decisões judiciais, sobretudo aquelas que envolvem figuras polarizadas nacionalmente, também são observadas sob o prisma de sua repercussão internacional.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




