Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Flávio Dino ironiza pressões externas e diz que STF não se intimida com “cartão de crédito e Mickey”
Flávio Dino ironiza pressões externas e diz que STF não se intimida com “cartão de crédito e Mickey”
Por: Redação
09/09/2025 às 22:54

Foto: Rousinei Coutinho STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, rebateu de forma irônica as recentes declarações do governo norte-americano contra magistrados da Corte, durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros acusados por tentativa de golpe de Estado.
Sem citar diretamente os Estados Unidos, Dino afirmou que nenhuma ameaça ou sanção internacional terá efeito sobre as decisões da Justiça brasileira. “Será que alguém acredita que um tweet de governo estrangeiro… um cartão de crédito ou o Mickey vão mudar um julgamento no Supremo?”, declarou o ministro, arrancando risos no plenário.
O comentário fazia alusão às sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes pela chamada Lei Magnitsky, além das manifestações de autoridades norte-americanas que sugeriram medidas contra o Brasil em caso de condenação de Bolsonaro. Dino enfatizou que o Supremo seguirá fiel ao seu papel constitucional. “Isso não é ativismo judicial, não é tirania. É a afirmação da democracia que o Brasil construiu e que seguimos defendendo”, completou.
O julgamento segue na Primeira Turma do STF, que analisa a conduta do ex-presidente e de outros sete réus em relação aos episódios de 8 de janeiro de 2023. Até o momento, Alexandre de Moraes e Flávio Dino já se posicionaram pela condenação.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.