Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Gilmar Mendes rejeita ação de Erika Hilton contra ativista feminista

Gilmar Mendes rejeita ação de Erika Hilton contra ativista feminista

Ministro entendeu que arquivamento de denúncia de transfobia contra Isabella Cêpa não afrontou jurisprudência da Corte

Por: Redação

02/09/2025 às 22:18

Imagem de Gilmar Mendes rejeita ação de Erika Hilton contra ativista feminista

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta terça-feira (2) uma reclamação apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) contra a ativista feminista Isabella Cêpa.

Hilton contestava decisão da Procuradoria da República em São Paulo que arquivou uma denúncia de transfobia contra Cêpa, alegando que a medida teria afrontado o entendimento firmado pelo STF em 2019, quando a Corte equiparou a transfobia ao crime de racismo.

Para Mendes, no entanto, não houve violação à autoridade das decisões do Supremo. Segundo o ministro, a Justiça Federal apenas concluiu, a partir da análise dos autos, que a conduta atribuída à investigada não ultrapassava os limites da liberdade de expressão.

“O juízo reclamado não negou validade ao entendimento fixado na ADO 26/DF, tampouco sustentou que condutas transfóbicas não são puníveis. Limitou-se a concluir que a conduta imputada à investigada não se amoldava ao tipo penal”, afirmou Mendes.

O ministro destacou ainda que a Reclamação no STF não serve para reavaliar provas ou discutir o mérito das decisões judiciais, mas apenas para coibir eventuais desrespeitos à jurisprudência da Corte — o que, segundo ele, não ocorreu no caso.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.