Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula oferece cargos nos Correios a Alcolumbre em negociação política por vaga no STF
Lula oferece cargos nos Correios a Alcolumbre em negociação política por vaga no STF
Governo busca apoio no Senado para indicação de Jorge Messias enquanto estatal enfrenta rombo bilionário
Por: Redação
16/10/2025 às 19:22

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende oferecer três diretorias da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em meio às articulações para a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada à CNN Brasil por fontes da estatal e do Palácio do Planalto.
Segundo interlocutores, os cargos fazem parte de um “pacote de negociações” para tentar conter pressões do Senado, que defende o nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga deixada com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.
Lula já sinalizou a aliados que pretende bancar Messias, atual advogado-geral da União, como seu indicado. A aproximação com Alcolumbre é estratégica, já que caberá ao Senado sabatinar e aprovar o nome do futuro ministro.
Crise nos Correios entra no tabuleiro político
O movimento ocorre em meio à grave crise financeira dos Correios, que devem contrair um empréstimo de R$ 20 bilhões — com aval do Tesouro Nacional — para equilibrar as contas entre 2025 e 2026. A estatal registrou prejuízo de R$ 4,3 bilhões apenas no primeiro semestre.
A reestruturação já começou: a diretora de Governança e Estratégia, Juliana Picoli Agatte, indicada por Edinho Silva, perdeu o cargo nesta semana. Duas outras diretorias — Operações (ligada à governadora Fátima Bezerra) e Gestão de Pessoas (ligada ao União Brasil) — também devem trocar de comando nos próximos dias.
A diretoria de Administração já está sob influência política de Alcolumbre, e a cessão de mais três pastas consolidaria um peso significativo do senador sobre a empresa estatal.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




