Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula reforça discurso populista ao pedir “pobres no orçamento” em evento internacional
Lula reforça discurso populista ao pedir “pobres no orçamento” em evento internacional
Presidente foca em retórica social e pressiona por mais recursos públicos, apesar de cenário fiscal apertado
Por: Redação
13/10/2025 às 10:57

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a apostar no discurso de “colocar os pobres no orçamento” durante evento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, realizado nesta segunda-feira (13) em Roma. A fala ocorre em meio ao crescimento das despesas obrigatórias e à dificuldade do governo em conter gastos — pontos que têm preocupado o mercado e parte do Congresso Nacional.
“É hora de colocar os pobres no orçamento. A inclusão social não pode ser só uma promessa — ela precisa estar refletida na arquitetura fiscal”, afirmou Lula no encontro, realizado na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
O presidente exaltou programas sociais e a política de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, medida criticada por especialistas por reduzir a arrecadação sem apresentar contrapartidas fiscais claras. Lula também cobrou mais investimentos internacionais em programas sociais, num momento em que o país enfrenta dificuldades para manter o equilíbrio orçamentário.
Durante o discurso, ele responsabilizou países ricos por cortes na ajuda internacional e disse que sem novos aportes financeiros “9% da população mundial continuará na pobreza em 2030”. A fala reforça a estratégia do Planalto de transferir responsabilidades externas e insistir no aumento de gastos públicos, contrariando a pressão por responsabilidade fiscal.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




