Ministério Público aciona prefeito por nepotismo
Filho do gestor foi nomeado para três secretarias municipais; ação pede afastamento imediato e condenação por improbidade
Por: Redação
16/10/2025 às 15:27
● Atualizado em 16/10/2025 às 15:31

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Ministério Público de Minas Gerais ingressou com uma ação civil contra o prefeito Huenerson Henrique Celestino (MDB), do município de Dom Joaquim, por prática de nepotismo. O chefe do Executivo municipal é acusado de nomear o próprio filho para comandar, simultaneamente, três secretarias municipais.
Na ação, o MP solicita o afastamento imediato do parente do cargo e a condenação do prefeito por improbidade administrativa. A promotoria argumenta que a nomeação fere os princípios da administração pública, em especial a impessoalidade e a moralidade, previstos na Constituição Federal.
O caso reacende o debate sobre a nomeação de familiares para cargos de confiança em prefeituras e outros órgãos públicos. Juristas ouvidos por veículos de imprensa destacam que decisões semelhantes já foram questionadas em tribunais, resultando em condenações e afastamentos em outras cidades.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.