Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Motta rebate Lula e afirma que Congresso “aprovou quase tudo” enviado pelo governo
Motta rebate Lula e afirma que Congresso “aprovou quase tudo” enviado pelo governo
Presidente da Câmara minimizou fala do petista e atribuiu críticas à “extrema direita”, destacando colaboração legislativa com o Planalto
Por: Redação
16/10/2025 às 09:23

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Hugo Motta, respondeu nesta quinta-feira (16) às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a qualidade do Congresso Nacional. Lula havia afirmado, durante evento no Rio de Janeiro, que “o Congresso nunca teve um nível tão baixo” — declaração que gerou forte repercussão política.
Em entrevista à GloboNews, Motta disse acreditar que as palavras do presidente foram direcionadas à “extrema direita”, e não ao Congresso como um todo. Segundo ele, a Casa Legislativa “aprovou praticamente tudo” que foi enviado pelo governo, principalmente em pautas econômicas.
“Eu penso que essa polarização acaba saindo do tom em diversos episódios. Quando o presidente se referiu ao Congresso, acredito que ele quis fazer uma crítica mais à extrema direita. Mas, se tiver sido ao Congresso, discordo plenamente, porque foi este Congresso que aprovou quase tudo que o governo enviou”, afirmou Motta.
O episódio ocorreu durante a cerimônia de lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil, quando Motta foi vaiado pelo público presente ao ser anunciado. Manifestantes gritaram “sem anistia”, em referência ao projeto que busca reduzir ou perdoar penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro. Lula, que estava no palco, levantou-se e ficou ao lado de Motta durante o discurso.
Motta atribuiu as reações ao clima de polarização política que, segundo ele, ainda ecoa da eleição de 2022 e é agravado pela antecipação das articulações para 2026.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




