“Trump não dê palpite aqui”, diz Lula em resposta às críticas dos EUA
Presidente reage a novas tarifas impostas por Washington e nega que Brasil seja mau parceiro comercial
Por: Redação
21/08/2025 às 17:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta quinta-feira (21) que Donald Trump “não dê palpite” nos assuntos internos do Brasil. A declaração foi feita durante um evento do Ministério da Saúde em Sorocaba (SP), em meio ao aumento das tensões comerciais entre os dois países.
“Eu quero cuidar desse país, por isso o presidente americano não dê palpite aqui, porque, aqui, cuidamos nós”, afirmou Lula, após defender que governar deve significar “cuidar do povo” com “carinho e aconchego”.
A reação ocorre após a decisão do governo Trump, que desde 6 de agosto impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Washington justificou a medida citando políticas “incomuns” e “extraordinárias” adotadas pelo Planalto, que, segundo os EUA, prejudicam empresas americanas, a liberdade de expressão de seus cidadãos e até a política externa do país.
Em sua fala, Lula também afirmou que a “verdadeira soberania” não está apenas em proteger fronteiras e riquezas naturais, mas em cuidar do povo brasileiro.
“Nós não temos medo de ninguém gritar com a gente. Aliás, nós somos educados, eu não grito com ninguém”, disse.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.