Israel elimina chefe de artilharia do Hezbollah, dizem Forças de Defesa
Militar teria coordenado ataques contra tropas israelenses e atuado na reativação de estruturas terroristas em áreas civis
Por: Redação
09/02/2026 às 11:48

Foto: Reprodução/IDF
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram nesta segunda-feira (9) a morte de Ahmad Ali Salami, chefe de artilharia do grupo terrorista Hezbollah, durante uma operação realizada na região de Yanouh, no sul do Líbano.
Segundo o Exército israelense, Salami era responsável por coordenar diversos ataques contra tropas de Israel ao longo da guerra no Oriente Médio e, mais recentemente, atuava na reconstrução das capacidades de artilharia do Hezbollah. De acordo com as autoridades militares, essas atividades vinham sendo conduzidas a partir de áreas civis, em violação aos acordos de cessar-fogo em vigor.
Em nota divulgada nas redes sociais, as FDI informaram que adotaram medidas para reduzir o risco de vítimas civis durante a operação, embora tenham reconhecido a existência de relatos de pessoas não envolvidas no conflito atingidas no ataque. As forças israelenses afirmaram que o episódio está sob investigação e declararam pesar por eventuais danos colaterais.
Também nesta segunda-feira, Israel informou a morte de quatro integrantes do Hamas durante uma ação em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Segundo o comunicado militar, os homens armados saíram de um túnel subterrâneo e abriram fogo contra soldados israelenses, que reagiram. “Quatro terroristas armados saíram de um túnel subterrâneo e abriram fogo contra tropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) que operavam na área de Rafah”, informou o Exército. “Não houve relatos de feridos entre os soldados das IDF. Após a identificação, as tropas eliminaram os terroristas.”
Autoridades israelenses classificaram o episódio como mais uma violação grave dos acordos de cessar-fogo firmados com o Hamas. Os confrontos mantêm elevado o nível de tensão na região, em meio à continuidade das operações militares para desmantelar estruturas subterrâneas utilizadas por organizações terroristas.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




