Início
/
Notícias
/
Mundo
/
Maduro mobiliza 4,5 milhões de milicianos após EUA dobrarem recompensa por sua captura
Maduro mobiliza 4,5 milhões de milicianos após EUA dobrarem recompensa por sua captura
Ditador venezuelano reage à pressão americana e incita trabalhadores e camponeses a se armarem
Por: Redação
19/08/2025 às 09:56

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (18) a mobilização de 4,5 milhões de milicianos em todo o país. A medida é uma resposta à decisão do governo dos Estados Unidos de aumentar de US$ 25 milhões para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à sua captura.
“Vou ativar nesta semana um plano especial para garantir a cobertura, com mais de 4,5 milhões de milicianos, de todo o território nacional, milícias preparadas, ativadas e armadas”, declarou Maduro em pronunciamento transmitido pela TV estatal.
Criada por Hugo Chávez, a milícia bolivariana conta com quase 5 milhões de reservistas e é um dos cinco componentes da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB). O ditador incentivou ainda a formação de milícias camponesas e operárias em fábricas e comunidades:
“Fuzis e mísseis para a força camponesa! Para defender o território, a soberania e a paz da Venezuela.”
A escalada acontece após os EUA anunciarem sanções contra o Cartel de Los Soles, apontado como organização criminosa chefiada por Maduro. Segundo o Departamento de Estado, o cartel financia o Tren de Aragua, grupo criminoso venezuelano, e mantém laços com o cartel mexicano de Sinaloa.
Na prática, a designação permite o congelamento de bens do cartel em território americano ou em bancos internacionais parceiros. Washington acusa Maduro de usar o esquema para traficar drogas, enriquecer e desestabilizar o continente.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.