Trump acusa sistema eleitoral dos EUA de fraude
Presidente afirma que eleições perderam credibilidade e pressiona Congresso por mudanças nas regras de votação
Por: Redação
08/02/2026 às 21:13

Foto: ISAC NÓBREGA/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a questionar a integridade do sistema eleitoral norte-americano e afirmou que as eleições no país são “fraudadas e roubadas”.
A declaração foi feita neste domingo (8), em publicação na rede Truth Social, na qual o republicano defendeu mudanças profundas nas regras de votação e pediu apoio de parlamentares aliados para aprovar uma reforma eleitoral.
Na mensagem, Trump afirmou que o atual modelo transformou as eleições em motivo de descrédito internacional e advertiu que, sem alterações, a democracia norte-americana estaria em risco.
“Ou corrigimos isso agora, ou não teremos mais um país”, escreveu o presidente, reforçando o tom de alerta adotado desde o início de seu novo mandato.
Entre as medidas defendidas por Trump está a exigência obrigatória de documento de identificação com foto para todos os eleitores, a comprovação de cidadania no momento do registro eleitoral e a proibição do voto pelo correio, com exceções restritas a casos de doença, deficiência, serviço militar ou viagens comprovadas. O pacote foi batizado pelo presidente de “Lei para Salvar a América”.
A ofensiva ocorre após a repercussão negativa de um vídeo compartilhado anteriormente nas redes sociais, que continha teorias conspiratórias sobre supostas fraudes nas eleições de 2020.
O material foi retirado do ar horas depois, mas reacendeu o debate sobre a condução do processo eleitoral nos Estados Unidos e a polarização política no país.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




