Alckmin elogia STF, PF e PGR por condenação de Bolsonaro
Vice-presidente afirmou que instituições tiveram atuação “exemplar”; opositores veem julgamento como perseguição política
Por: Redação
12/09/2025 às 23:26

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), declarou nesta sexta-feira (12) que o Brasil deve um “reconhecimento justo” ao Supremo Tribunal Federal (STF), à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) pela condução das investigações e do julgamento que resultaram na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O Brasil deve um reconhecimento justo e necessário […] pelo cumprimento exemplar de sua missão de defender as liberdades, defendendo a democracia”, disse Alckmin a jornalistas durante o Congresso de Prefeitos do Agro, em Mato Grosso.
O vice-presidente também afirmou que a decisão não afetará negociações com os Estados Unidos para reduzir tarifas impostas pelo governo Donald Trump (Partido Republicano) a produtos brasileiros. Segundo ele, “imposto de importação e exportação é política regulatória. Não há relação entre uma coisa e outra”.
A declaração ocorre um dia após a 1ª Turma do STF condenar Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado por suposta liderança em tentativa de golpe de Estado em 2022. O placar foi de 4 a 1, com voto divergente do ministro Luiz Fux, que defendeu a absolvição do ex-presidente.
Aliados de Bolsonaro classificam a decisão como perseguição política e afirmam que o julgamento reforça um ambiente de insegurança jurídica no país.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.