Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Avião militar dos EUA faz escalas em Porto Alegre e São Paulo e gera questionamentos de deputados
Avião militar dos EUA faz escalas em Porto Alegre e São Paulo e gera questionamentos de deputados
Embaixada americana diz que pousos foram autorizados pelo governo brasileiro; parlamentares pedem detalhes sobre passageiros e objetivo da missão
Por: Redação
20/08/2025 às 16:31

Foto: Reprodução/wikimedia commons
A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília afirmou nesta quarta-feira (20) que o avião da Força Aérea Americana que pousou nos aeroportos Salgado Filho (RS) e Guarulhos (SP) na noite de terça-feira prestou apoio logístico à missão diplomática dos EUA no Brasil. Segundo a representação, a aterrissagem foi previamente autorizada pelas autoridades brasileiras competentes.
A aeronave Boeing 757-200, matrícula 00-9001, partiu da base militar de Wrightstown, em Nova Jérsei, na segunda-feira, com escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), antes de chegar a Porto Alegre e seguir para São Paulo.
O pouso chamou atenção de parlamentares. Os deputados Talíria Petrone (Psol-RJ) e Túlio Gadêlha (Rede-PE) apresentaram um requerimento aos ministérios da Defesa, de Portos e Aeroportos e das Relações Exteriores, solicitando informações sobre o objetivo da missão, número de passageiros, identidade dos ocupantes e se os ministérios foram previamente notificados.
De acordo com reportagem do GLOBO, o Boeing 757 C-32B — apelidado de “Gatekeeper” — não possui identificação e é usado para transporte de militares de elite e agentes de inteligência. Apesar do histórico militar, fontes indicam que, nesta viagem, a aeronave transportava funcionários do consulado dos EUA no país.
O caso reacende questionamentos sobre missões diplomáticas de caráter sigiloso, enquanto a embaixada reafirma que todos os procedimentos foram realizados de acordo com a legislação e protocolos brasileiros.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.