Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Bolsonaro e Tarcísio discutem estratégia eleitoral de 2026 durante encontro na Papudinha
Bolsonaro e Tarcísio discutem estratégia eleitoral de 2026 durante encontro na Papudinha
Conversa tratou de chapa presidencial de Flávio Bolsonaro e da composição das candidaturas ao Senado em São Paulo e no Rio
Por: Redação
30/01/2026 às 09:49

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, dedicaram parte significativa do encontro realizado na quinta-feira (29), na ala especial da Papudinha, em Brasília, à análise de cenários eleitorais para a disputa presidencial de 2026. A conversa incluiu desde a formação da chapa encabeçada pelo senador Flávio Bolsonaro até estratégias para as eleições ao Senado.
Segundo apuração, Bolsonaro e Tarcísio avaliaram possíveis nomes para a vice-presidência em uma eventual candidatura de Flávio ao Palácio do Planalto. Entre os citados estão o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a senadora Tereza Cristina e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).
No caso de Zema, a avaliação foi de que ele poderia fortalecer a chapa se aceitasse abrir mão de liderar uma candidatura própria e demonstrasse, nas pesquisas, capacidade de transferência de votos em Minas Gerais, um dos maiores colégios eleitorais do país. A leitura dos interlocutores é de que o vice ideal deve agregar densidade regional e ampliar o alcance do projeto da direita no Sudeste.
O encontro também abordou a composição da chapa ao Senado em São Paulo, onde estarão em jogo duas vagas. Tarcísio destacou a necessidade de lançar um segundo nome competitivo, além do deputado federal Guilherme Derrite (PP), já definido como candidato, para evitar espaço à esquerda no estado.
A segunda vaga vinha sendo reservada ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL), mas a possibilidade de o parlamentar permanecer nos Estados Unidos reduz as chances de candidatura. Diante disso, Bolsonaro e Tarcísio passaram a considerar alternativas dentro do campo conservador.
Entre os nomes discutidos para a disputa ao Senado paulista estão os deputados Gil Diniz, Rosana Valle, Ricardo Salles, Marco Feliciano e Mário Frias. A definição dependerá de pesquisas internas e do desenho final da aliança de direita para 2026.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




