Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Chanceler de Lula diz que acusações contra Bolsonaro são “mais graves” que as de Trump
Chanceler de Lula diz que acusações contra Bolsonaro são “mais graves” que as de Trump
Mauro Vieira afirmou em evento da Fiesp que casos não podem ser comparados; tarifaço de Trump contra o Brasil segue sem solução
Por: Redação
27/08/2025 às 22:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou nesta terça-feira (26) que as acusações criminais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) têm “grande gravidade” e não podem ser comparadas às investigações conduzidas nos Estados Unidos contra o presidente Donald Trump (Partido Republicano).
“Os problemas de Trump [na Justiça] são de natureza totalmente diferente”, disse Vieira durante o Latin American Cities Conferences 2025, realizado pela Fiesp, em São Paulo.
A fala do chanceler ocorre em meio ao impasse com Washington. O governo Trump elevou tarifas de importação contra o Brasil e aplicou a Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, usando justamente o processo judicial contra Bolsonaro como um dos argumentos.
Bolsonaro responde no Supremo por tentativa de golpe de 2022, entre eles organização criminosa armada e dano ao patrimônio público. Ele também foi declarado inelegível pelo TSE.
Já Trump, embora alvo de múltiplas acusações nos EUA, não enfrenta julgamento em andamento. Processos contra ele foram arquivados após a vitória republicana em 2024 ou suspensos por irregularidades. O único caso com condenação — por falsificação de registros em Nova York — não resultou em prisão devido ao cargo de presidente.
No painel da Fiesp, Mauro Vieira afirmou que o governo brasileiro busca diálogo, mas não aceita que o julgamento de Bolsonaro entre na mesa de negociações.
“Não há possibilidade de qualquer negociação entre os dois países que envolva interferência em termos judiciais. Seguiremos resistindo a essas pressões sem abrir mão da disposição ao diálogo”, disse o chanceler.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.