Daniel Vorcaro não deve comparecer à CPMI do INSS
Decisão ganha força após André Mendonça negar uso de jato particular para deslocamento a Brasília
Por: Redação
20/02/2026 às 13:51

Foto: Reprodução
O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, não deve comparecer à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, marcada para a próxima segunda-feira (23). A ausência ganhou força depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça negou pedido da defesa para que o deslocamento a Brasília fosse feito em jato particular.
Interlocutores do banqueiro afirmam que a decisão de não comparecer está praticamente tomada. Ainda não há definição sobre eventual presença na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), prevista para o dia seguinte.
Relator do caso após a saída de Dias Toffoli, Mendonça decidiu que Vorcaro não é obrigado a comparecer à CPMI. O ministro autorizou que eventual deslocamento ocorra por voo comercial ou aeronave da Polícia Federal.
A defesa do empresário solicitou autorização para uso de jato particular sob argumento de segurança, preservação de imagem e prevenção de tumultos em aeroportos. O pedido foi rejeitado.
A CPMI antecipou o depoimento com o objetivo de ouvir Vorcaro antes de outras comissões do Congresso. O presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), elogiou a decisão do ministro e afirmou nas redes sociais: “Estamos tratando de viúvas, órfãos e aposentados que foram lesados”.
Vorcaro usa tornozeleira eletrônica desde novembro, quando foi preso no aeroporto de Guarulhos ao tentar embarcar para Dubai durante a operação Compliance Zero, da Polícia Federal. O Banco Master, instituição que comandava, foi posteriormente liquidado pelo Banco Central.
O possível não comparecimento à CPMI amplia a tensão em torno das investigações sobre o conglomerado financeiro e reforça o embate entre defesa e parlamentares quanto aos termos da convocação.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




