Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Deputado do PCdoB propõe “Cide-Digital”, novo imposto de 5% sobre grandes plataformas

Deputado do PCdoB propõe “Cide-Digital”, novo imposto de 5% sobre grandes plataformas

Projeto de Márcio Jerry, ex-secretário de Flávio Dino, mira gigantes da tecnologia e amplia carga tributária no Brasil

Por: Redação

24/08/2025 às 21:56

Imagem de Deputado do PCdoB propõe “Cide-Digital”, novo imposto de 5% sobre grandes plataformas

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), ex-secretário de Comunicação do atual ministro do STF Flávio Dino no Maranhão, apresentou um projeto de lei que cria a chamada Cide-Digital. A proposta prevê um imposto de 5% sobre as receitas brutas de grandes plataformas digitais que atuam no Brasil.

A taxação atingiria empresas que faturam acima de R$ 100 milhões anuais e contam com mais de 1 milhão de usuários ativos no país. A arrecadação seria destinada a fundos de “justiça fiscal digital”, ciência e tecnologia, além de programas de acesso à internet e telecomunicações.

Na justificativa, Jerry afirmou que o objetivo é “garantir justiça tributária” e citou que companhias estrangeiras “lucram no Brasil sem manter sede ou representação formal”. Segundo ele, países da Europa, Ásia e América Latina já adotaram medidas semelhantes.

Críticos, no entanto, apontam que a proposta amplia a já pesada carga tributária nacional e pode afetar a competitividade, desestimulando investimentos em tecnologia e inovação no Brasil.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.