União Brasil anuncia saída do governo após cobrança de Lula
Ministros do Turismo e do Esporte devem deixar cargos; decisão ocorre após pressão do presidente sobre parlamentares da legenda
Por: Redação
27/08/2025 às 11:47

Foto: Divulgação
O União Brasil decidiu antecipar sua saída do governo federal, após declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrando apoio de ministros da legenda em eventos políticos. A Executiva Nacional do partido deve se reunir na próxima terça-feira (2) para formalizar a entrega de cargos, segundo informações da Folha de S. Paulo.
A cobrança de Lula, direcionada aos ministros do Turismo, Celso Sabino, e do Esporte, André Fufuca, teria acelerado a decisão. O presidente também afirmou não ter afinidade com Antonio Rueda, presidente da sigla.
“Diante das declarações de ontem do presidente Lula, consideramos que ficou mais urgente resolver essa situação de forma definitiva. Não dá mais para esperar”, declarou ACM Neto, vice-presidente do União Brasil.
Com a decisão, Sabino e outros indicados a cargos menores deverão deixar suas funções sob risco de punição. A medida, no entanto, não se aplica aos ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, e das Comunicações, Frederico Siqueira, indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que não são filiados à legenda.
O rompimento reforça a independência do partido diante do governo, sinalizando dificuldade de Lula em manter coesão na base aliada para o próximo ciclo eleitoral.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.