Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Deputados do PSOL pedem impeachment de Cláudio Castro após megaoperação no Rio
Deputados do PSOL pedem impeachment de Cláudio Castro após megaoperação no Rio
Parlamentares acusam governador de crime de responsabilidade e violação de direitos humanos; governo defende ação como a maior ofensiva contra o crime em 15 anos
Por: Redação
04/11/2025 às 07:34

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Deputados estaduais do PSOL do Rio de Janeiro protocolaram nesta segunda-feira (3) um pedido de impeachment contra o governador Cláudio Castro (PL). A iniciativa ocorre após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, realizada na última terça-feira (28), que resultou em 121 mortos, entre eles quatro policiais.
O pedido foi apresentado pelos parlamentares Flávio Serafini, Renata Souza e Professor Josemar. Em vídeo publicado nas redes sociais, eles afirmaram que “não há nada de operação policial” e acusaram o governador de crime de responsabilidade e violações massivas de direitos humanos.
“O que houve foi um massacre. O Estado não pode agir com tamanha violência e impunidade”, declarou Renata Souza.
Governo reage
Em nota, o governo do Rio de Janeiro afirmou que a ação — chamada “Operação Contenção” — foi a maior ofensiva integrada das forças de segurança dos últimos 15 anos, reunindo mais de 2,5 mil policiais civis e militares.
Segundo o balanço oficial, a operação resultou em:
- 81 prisões,
- 72 fuzis apreendidos,
- e uma grande quantidade de drogas ainda em contabilização.
O objetivo, de acordo com o governo, foi capturar lideranças do Comando Vermelho (CV) e conter a expansão territorial da facção criminosa.
Outros processos contra Castro
Cláudio Castro também enfrenta processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. O governador é investigado por supostas contratações irregulares no Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio), que teriam sido usadas para empregar cabos eleitorais com dinheiro público.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




