Dias Toffoli é homenageado no STF e chora ao falar sobre trajetória na Corte
Ministro celebrou 16 anos no STF, exaltou a “dimensão da cadeira” que ocupa e recebeu elogios de colegas
Por: Redação
23/10/2025 às 22:04

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro Dias Toffoli foi homenageado nesta quinta-feira (23) durante sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) em comemoração aos seus 16 anos na Corte. Visivelmente emocionado, Toffoli afirmou que apenas quem ocupa uma das cadeiras do Supremo “tem a real dimensão” da responsabilidade que ela representa.
O presidente do STF, Edson Fachin, destacou que o ministro teve papel decisivo em momentos de “turbulência e risco à democracia”, ressaltando sua contribuição “imensurável” para a Justiça brasileira. Fachin também relembrou julgamentos de grande impacto relatados por Toffoli, como o da ADPF 779, que proibiu o uso da tese da “legítima defesa da honra”.
“Orgulho, senhor presidente, de estar ao lado de colegas que têm a estatura de serem os maiores e melhores juristas e magistrados da nação brasileira”, declarou Toffoli, emocionado. Ele também afirmou que a Constituição do Brasil é “a melhor do mundo” e que o Judiciário brasileiro é “o maior e mais produtivo do planeta”.
Diversos ministros participaram das homenagens. André Mendonça lembrou que Toffoli foi seu chefe na Advocacia-Geral da União; Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes ressaltaram a amizade de longa data; Flávio Dino e Nunes Marques também parabenizaram o colega. O decano Gilmar Mendes não participou da sessão.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




