EUA revogam visto de advogado-geral da União
Jorge Messias é alvo de sanções de Washington, que já atingiram ministros do STF e familiares de Moraes
Por: Redação
22/09/2025 às 12:56

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O governo dos Estados Unidos revogou nesta segunda-feira (22) o visto de entrada do advogado-geral da União, Jorge Messias, em mais uma medida de pressão contra autoridades brasileiras, segundo informações da Reuters.
A ação integra um pacote de sanções aplicadas por Washington a membros do governo e do Judiciário do país. Ainda de acordo com a agência, outros cinco altos funcionários brasileiros terão seus vistos suspensos, embora os nomes não tenham sido divulgados oficialmente.
A decisão ocorre poucos dias após a imposição de sanções da Lei Magnitsky à esposa do ministro Alexandre de Moraes e ao instituto Lex, ligado à sua família. A legislação norte-americana permite sancionar estrangeiros acusados de violações de direitos humanos, incluindo bloqueio de bens e restrições financeiras internacionais.
Além de Messias, já foram afetados o próprio Moraes, sete outros ministros do Supremo Tribunal Federal — Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes — e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Segundo fontes do governo federal, os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux não tiveram os vistos suspensos.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil ainda não se pronunciou sobre a revogação do visto de Jorge Messias. A sequência de medidas de Washington reforça a tensão diplomática entre os dois países e evidencia o crescente descontentamento externo com a atuação do Supremo Tribunal Federal.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




