Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Ex-assessor do TSE denuncia pedidos irregulares de relatórios por aliados de Moraes
Ex-assessor do TSE denuncia pedidos irregulares de relatórios por aliados de Moraes
Eduardo Tagliaferro afirma que UFRJ, UFMG e Agência Lupa solicitavam monitoramento de críticas a ministros e instituições; ele teme represálias por suas denúncias
Por: Redação
02/09/2025 às 16:10

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em depoimento à Comissão de Segurança Pública do Senado nesta terça-feira (2), o ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro, revelou que aliados do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicitavam informalmente relatórios de monitoramento de críticas direcionadas a ministros, instituições brasileiras, urnas eletrônicas, eleições e até ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Tagliaferro, tais pedidos eram feitos por meio de grupos de WhatsApp ou conversas paralelas, sem seguir os trâmites legais estabelecidos. Ele afirmou que a Assessoria devolvia os relatórios via rito oficial ao gabinete de Moraes, seja no TSE ou no STF. No entanto, os pedidos iniciais ocorriam de forma irregular, com a justificativa de que o rito normal demoraria muito e que a democracia precisa de celeridade.
Atualmente residindo na Itália, Tagliaferro teve sua extradição solicitada por Moraes ao Ministério da Justiça. Ele é denunciado pela Procuradoria-Geral da República por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e obstrução de investigação envolvendo organização criminosa.
Durante sua oitiva, Tagliaferro expressou temor de represálias caso retorne ao Brasil, afirmando que sua volta poderia resultar em consequências graves. Ele declarou estar disposto a contribuir com a verdade, desde que esteja vivo para isso.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.