Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Imprensa internacional repercute julgamento de Bolsonaro e fala em “execução política”
Imprensa internacional repercute julgamento de Bolsonaro e fala em “execução política”
Veículos estrangeiros destacam acusações, manifestações previstas para 7 de Setembro e críticas de Trump ao STF
Por: Redação
02/09/2025 às 22:10
● Atualizado em 03/09/2025 às 08:10

Foto: Evaristo Sá
O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (2), repercutiu em diversos veículos da imprensa internacional. Bolsonaro e outros sete réus são acusados de articular um suposto golpe de Estado após as eleições de 2022.
O The New York Times explicou os principais pontos do processo e mencionou a possibilidade de Bolsonaro enfrentar até 43 anos de prisão, caso seja condenado. O jornal também destacou a convocação de manifestações em apoio ao ex-presidente no Dia da Independência, 7 de Setembro.
Na Europa, a BBC de Londres ressaltou a defesa feita pelo presidente americano Donald Trump, que chamou as investigações contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e classificou o caso como uma “execução política”. A emissora britânica lembrou ainda a imposição de tarifas de 50% dos EUA contra o Brasil, como forma de retaliação em meio ao enfraquecimento das relações bilaterais.
O espanhol El País tratou o julgamento como o “mais importante da história recente do país”, destacando que nunca antes um ex-presidente havia sido levado a julgamento por tentativa de golpe de Estado. Já o argentino Clarín analisou o impacto do processo sobre os movimentos bolsonaristas e o cenário eleitoral para 2026.
Nos Estados Unidos, o The Washington Post descreveu o julgamento como uma “saga extraordinária que polarizou ainda mais o Brasil”, afirmando que o caso aprofunda o distanciamento entre Brasília e Washington.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.