Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Flávio Bolsonaro e senadores da direita visitam Carla Zambelli em presídio de Roma

Flávio Bolsonaro e senadores da direita visitam Carla Zambelli em presídio de Roma

Deputada está presa na Itália desde julho; grupo também participa de encontro conservador na Europa

Por: Redação

19/09/2025 às 14:39

Imagem de Flávio Bolsonaro e senadores da direita visitam Carla Zambelli em presídio de Roma

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF) desembarcaram na manhã desta sexta-feira (19) em Roma, na Itália, para visitar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Presa desde julho no Complexo Penitenciário de Rebibbia, a parlamentar enfrenta processos no Brasil e na Justiça italiana.

A correspondente do Metrópoles em Roma, Cinthia Rodrigues, acompanhou a chegada de Flávio e Malta ao hotel onde ficarão hospedados. A visita a Zambelli está marcada para as 14h30 (horário local).

Segundo as assessorias, os custos da viagem não são pagos pelo Senado. Os parlamentares classificam a ida como um gesto de solidariedade à colega.

Zambelli foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão por participação na invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com ajuda do hacker Walter Delgatti Neto.

Já detida na Itália, recebeu nova condenação em agosto por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. O processo de extradição segue em análise pelo Judiciário italiano, que decidiu mantê-la presa durante a tramitação.

Paralelamente, a deputada enfrenta processo de cassação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, onde chegou a trocar acusações com Delgatti em audiência por vídeo.

Além da visita, Flávio Bolsonaro e Magno Malta participam do evento “Brasil — Democracia ou Ditadura?”, que reúne grupos conservadores na Europa. A programação inclui um jantar nesta sexta e um encontro no sábado (20) no Hotel Dei Congressi.

O evento é organizado por coletivos como Patriotas em Roma, Democracy for Brazil—Suíça e Liga Conservadora Brasil—Alemanha. Também estão confirmadas participações remotas de Eduardo Bolsonaro, Allan dos Santos e Paulo Figueiredo.

De acordo com a repórter Cinthia Rodrigues, a recente condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe de 2022 teve grande repercussão na imprensa italiana. Já a situação de Zambelli, embora menos noticiada, aparece ligada ao mesmo contexto.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.