Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Governo Trump revoga vistos de autoridades brasileiras e estuda novas sanções
Governo Trump revoga vistos de autoridades brasileiras e estuda novas sanções
Medida atinge PF, PGR e ministros do STF; discussão sobre aplicação da Lei Magnitsky deve levar meses
Por: Redação
23/09/2025 às 11:38

Foto: Reprodução/Instagram
O governo do presidente Donald Trump anunciou a revogação de vistos de entrada nos Estados Unidos de sete autoridades brasileiras, entre elas o advogado-geral da União, Jorge Messias. A decisão faz parte de um pacote de sanções que poderá atingir ainda integrantes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo apurou a Casa Branca, uma nova rodada de sanções, incluindo a aplicação da Lei Magnitsky a outros magistrados além de Alexandre de Moraes — já sancionado juntamente com a esposa Viviane Barci de Moraes — ainda deve percorrer um processo mais longo antes de se tornar oficial. Entre os possíveis alvos estão o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e o delegado Fabio Shor, envolvidos em inquéritos que miraram políticos e militantes de direita.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, que também teve o visto revogado, não poderá mais ingressar nos EUA mesmo possuindo dupla cidadania portuguesa, já que não há possibilidade de recorrer ao passaporte europeu nesse caso.
O pacote de sanções foi motivado por ações de autoridades brasileiras relacionadas a investigações que culminaram na derrubada de perfis em redes sociais e em medidas contra figuras políticas da direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
Fontes em Washington indicam que novas medidas deverão ser anunciadas nas próximas semanas, conforme o governo americano conclua a avaliação de cada caso.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




