Hugo Motta escolhe Paulinho da Força como relator do projeto de anistia
Deputado do Solidariedade terá a missão de conduzir a proposta apresentada por Marcelo Crivella; expectativa é de votação em duas semanas
Por: Redação
18/09/2025 às 10:01

Foto: Divulgação
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), designou nesta quinta-feira (18) o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator do projeto de lei da anistia. A proposta, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), teve regime de urgência aprovado na quarta-feira (17).
A escolha de Paulinho é vista como estratégica. Segundo parlamentares, o deputado é considerado um interlocutor com trânsito em diferentes setores políticos e disposto a assumir o desgaste de relatar o texto.
“Ele topa assumir o desgaste se preciso, preservando o autor intelectual”, afirmou um congressista à CNN, sob reserva.
O projeto de Crivella foi escolhido por ser o único que não havia sido protocolado pelo PL, partido mais interessado na anistia por abrigar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nos bastidores, a avaliação é que a proposta em discussão deve se concentrar na dosimetria de penas, prevendo reduções para participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, e não em um perdão total.
O PL espera que o texto avance rapidamente e seja votado no mérito em até duas semanas. O projeto original de Crivella prevê anistia para manifestantes de motivações políticas entre 30 de outubro de 2022 — data do segundo turno da eleição presidencial — e o início da vigência da lei.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




