Integrante do CFM chama gestão de Padilha na Saúde de “catástrofe completa”
Infectologista critica condução do ministério e afirma que situação do setor “piorou muito” sob comando do petista
Por: Redação
21/02/2026 às 10:15

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A condução do Ministério da Saúde pelo ministro Alexandre Padilha foi alvo de críticas contundentes durante entrevista ao programa Arena Oeste. O infectologista Francisco Cardoso, representante do Estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina (CFM), classificou a atual gestão como “uma catástrofe completa”.
“Com a turma do Padilha no poder, a única certeza que eu tenho é que este mês vai ser melhor que o mês seguinte”, afirmou o médico. “Nada pessoal, mas ele teve a chance de estar durante anos à frente do ministério e fazer uma revolução no SUS [Sistema Único de Saúde] e na área de atenção primária, mas ele foi uma catástrofe completa.”
Padilha, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), está pela segunda vez à frente da pasta. Ele ocupa o cargo desde março do ano passado, após já ter comandado o ministério entre 2011 e 2014, no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.
“Piorou muito”, diz conselheiro
Segundo Cardoso, o intervalo entre as duas passagens de Padilha pela pasta não trouxe avanços estruturais para a saúde pública. “Piorou muito”, enfatizou o infectologista, ao comentar o cenário do setor.
Além da atuação do ministro, a entrevista abordou críticas às políticas adotadas durante a pandemia de covid-19, a autorização para a criação de turma de medicina exclusiva para militantes do MST na Universidade Federal de Pernambuco e a expansão de pautas ideológicas na área médica, como a validação de tratamentos hormonais para menores em processos de transição de gênero em alguns países.
O especialista também comentou a proliferação de cursos de medicina no Brasil e o aumento do número de processos por alegados erros médicos, temas que, segundo ele, evidenciam fragilidades na formação e na regulação profissional.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




