Início
/
Notícias
/
Brasil
/
“Família em conserva”: reação conservadora viraliza nas redes após ala da Sapucaí
“Família em conserva”: reação conservadora viraliza nas redes após ala da Sapucaí
Imagens criadas com inteligência artificial ironizam desfile da Acadêmicos de Niterói e ampliam embate cultural no Carnaval
Por: Redação
17/02/2026 às 10:16

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma onda de imagens geradas por inteligência artificial tomou as redes sociais na segunda-feira (16), impulsionando a chamada “trend da família conservadora”. A mobilização virtual surgiu como resposta à ala “neoconservadores em conserva”, apresentada pela Acadêmicos de Niterói no desfile do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí.
As montagens reproduzem famílias tradicionais em embalagens estilizadas, com frases como “família em conserva” e referências religiosas. As imagens circularam amplamente no X (antigo Twitter), Instagram e WhatsApp, em tom de ironia ao enredo que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No desfile, a escola incluiu um setor que representava segmentos associados ao conservadorismo, como produtores do agronegócio, mulheres da elite, apoiadores do regime militar e fiéis evangélicos. Os integrantes desfilaram fantasiados como latas estampadas com a imagem de pai, mãe e dois filhos, sob o título “neoconservadores em conserva”.
A proposta dividiu opiniões. Enquanto apoiadores do governo defenderam a liberdade artística da escola, parlamentares e lideranças da oposição classificaram a representação como caricata e ofensiva a valores familiares.
Entre os políticos que compartilharam imagens da trend estão o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, o deputado Carlos Jordy e o ex-deputado Deltan Dallagnol.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




