A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, utilizou aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar ao Rio de Janeiro e visitar o barracão da Acadêmicos de Niterói, escola de samba que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Carnaval deste ano.
A viagem ocorreu em 6 de outubro. Além da primeira-dama, ao menos seis assessores foram deslocados de Brasília para acompanhar a agenda. Todos são vinculados ao Gabinete Pessoal da Presidência da República e receberam diárias para a missão.
Entre os integrantes da comitiva estavam assessores de imprensa, fotógrafo oficial, ajudante de ordens e auxiliares administrativos. Também participaram do voo a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, acompanhada de assessores, além da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
No mesmo dia, Janja participou de evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio. Durante passagem pelo barracão da escola, afirmou: “Ó, vou contar um segredo para você: meu marido está apaixonado pelo samba. Aí, todo mundo que chega em casa, ele diz: ‘Bota o samba para a pessoa ouvir, bota o samba’”.
Em fevereiro, a primeira-dama voltou à Acadêmicos de Niterói para o último ensaio antes do desfile. Não há confirmação pública sobre eventual uso de aeronave oficial nessa segunda visita.
A escola recebeu ao menos R$ 9,6 milhões em recursos públicos para o desfile. O presidente da agremiação, Wallace Palhares, esteve no Palácio do Planalto em pelo menos duas ocasiões em outubro de 2025.
Com o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, a Acadêmicos de Niterói somou 264,6 pontos — a menor pontuação entre as escolas do Grupo Especial — e acabou rebaixada no Carnaval carioca.