Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Kassab defende debate sobre anistia de Bolsonaro e candidatura do PSD em 2026
Kassab defende debate sobre anistia de Bolsonaro e candidatura do PSD em 2026
Presidente do PSD sugere possibilidade de anistia e discussão sobre inelegibilidade do ex-presidente, enquanto partido se prepara para lançar candidato próprio
Por: Redação
15/08/2025 às 10:13

Foto: Divulgação
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, defendeu que a anistia e a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sejam discutidas pelo Congresso. A declaração ocorre em meio às negociações do partido e do governo Lula com vistas às eleições de 2026, quando o PSD pretende lançar candidatura própria à Presidência.
Em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (14), Kassab sinalizou que Bolsonaro poderia ter o direito à elegibilidade restabelecido e ser anistiado da prisão domiciliar determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no inquérito que investiga a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos para sanções contra o Brasil.
“Ele pode ser anistiado em relação à questão de prisão, em relação a uma punição que não seja a inelegibilidade, ou até em relação a outras questões que não envolvam a elegibilidade. Ou por que não também discutir a questão da elegibilidade”, afirmou Kassab.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não há clima para aprovar uma anistia ampla, geral e irrestrita, mas defendeu a possibilidade de um tratamento diferenciado para condenados por menor participação nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Além das discussões sobre Bolsonaro, Kassab confirmou que o PSD pretende consolidar uma candidatura própria em 2026, com nomes como os governadores Ratinho Jr. (PR) e Eduardo Leite (RS), recentemente filiado ao partido. O PSD também já se declarou aberto a apoiar uma possível candidatura do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) à Presidência.
“Ficou claro para o presidente [Lula], registrado nesse almoço, que o PSD caminha para ter candidatura própria para a Presidência da República. Temos dois pré-candidatos”, afirmou Kassab, reforçando a estratégia do partido para a sucessão presidencial.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




