Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula almoça com Alcolumbre e ministros após União Brasil e PP anunciarem desembarque do governo

Lula almoça com Alcolumbre e ministros após União Brasil e PP anunciarem desembarque do governo

Encontro ocorre em meio à pressão sobre titulares das pastas, como Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esportes), que podem deixar o cargo após decisão partidária

Por: Redação

03/09/2025 às 15:07

Imagem de Lula almoça com Alcolumbre e ministros após União Brasil e PP anunciarem desembarque do governo

Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (3) para um almoço com ministros e com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), um dia depois de a federação formada por União Brasil e PP anunciar o desembarque do governo. Segundo os partidos, todos os filiados terão de deixar os cargos que ocupam na Esplanada.

A medida afeta diretamente o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), ambos deputados federais. No caso de Sabino, a pressão aumenta porque sua indicação é ligada ao grupo de Alcolumbre, que também participou do encontro com Lula. Além deles, outros auxiliares próximos ao senador, como Juscelino Filho (Comunicações) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), podem ser atingidos pelo desembarque, mesmo não sendo filiados ao União.

Segundo fontes do Planalto, Lula não convocou o almoço apenas como reação à saída oficial dos partidos, mas como parte de sua rotina de diálogo com legendas que ainda ocupam ministérios, como MDB, PSD e Republicanos.

No União Brasil, o clima de desgaste com o governo se intensificou após declarações do próprio Lula. O presidente afirmou recentemente que não gosta do dirigente nacional da sigla, Antonio Rueda, e que a antipatia seria mútua. Rueda, inclusive, não participou do almoço.

Na última reunião ministerial, Lula já havia cobrado dos ministros de União Brasil e PP maior empenho na defesa do governo. Agora, a exigência se soma à pressão partidária para que deixem os cargos, cenário que pode acelerar uma reforma ministerial nos próximos dias.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.