Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula diz que Brasil está aberto ao diálogo com Trump, mas mantém postura cautelosa diante do tarifaço dos EUA
Lula diz que Brasil está aberto ao diálogo com Trump, mas mantém postura cautelosa diante do tarifaço dos EUA
Mais cedo nesta sexta Trump disse que Lula pode ligar para ele 'quando quiser'
Por: Redação
02/08/2025 às 09:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (1) que o Brasil “sempre esteve aberto ao diálogo”, em resposta à declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse que Lula pode ligar para ele “quando quiser”. A fala ocorre em meio ao crescente atrito entre os dois países, após o anúncio da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros pelo governo norte-americano.
“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu Lula em suas redes sociais.
A imposição da tarifa, que entra em vigor no dia 6 de agosto, foi justificada pelos EUA como uma resposta a ações do governo brasileiro consideradas prejudiciais a empresas e cidadãos americanos. Trump tem criticado duramente decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente em processos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que classificou como uma “caça às bruxas”. Além disso, o presidente norte-americano manifestou incômodo com medidas para regular as big techs no Brasil.
Apesar das declarações, os presidentes Lula e Trump ainda não mantiveram contato direto. Interlocutores do Itamaraty apontam que uma conversa bilateral requer preparação política e diplomática cuidadosa, o que gera uma postura de cautela por parte do governo brasileiro.
Diplomatas brasileiros avaliam que a recente disposição para diálogo manifestada por Trump pode ser mais retórica do que um convite concreto, sobretudo diante da frase final da declaração do presidente norte-americano: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”. Esse posicionamento reforça a necessidade de cautela.
A postagem de Lula nas redes sociais, por sua vez, evidencia as linhas estratégicas adotadas pelo governo: diálogo, defesa da soberania nacional, medidas de contingência para minimizar danos e princípio da reciprocidade.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




