Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula diz que Brics são “vítimas” de práticas comerciais ilegais e ataca “chantagem tarifária”

Lula diz que Brics são “vítimas” de práticas comerciais ilegais e ataca “chantagem tarifária”

Presidente do PT acusa medidas unilaterais de destruir o livre-comércio; fala ocorre em meio à política de tarifas adotada por Trump nos EUA

Por: Redação

08/09/2025 às 19:01

Imagem de Lula diz que Brics são “vítimas” de práticas comerciais ilegais e ataca “chantagem tarifária”

Foto: Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira (8) que os países do Brics se tornaram “vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais”.

Durante cúpula virtual organizada pelo Brasil, Lula afirmou que princípios básicos do livre-comércio, como a cláusula da Nação Mais Favorecida, foram “enterrados” diante da nova onda de protecionismo. “A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas”, disse o petista.

O encontro reuniu líderes da China, Rússia, África do Sul, Irã, Egito, Indonésia, além de representantes de Emirados Árabes Unidos, Índia e Etiópia.

Enquanto Lula ataca o protecionismo, os Estados Unidos — sob a presidência de Donald Trump — reforçam sua política tarifária para defender a indústria e pressionar parceiros estratégicos. Para aliados de Bolsonaro, a fala do petista mostra contradição: critica medidas de um país soberano ao mesmo tempo em que defende alinhamento com ditaduras como China, Irã e Rússia.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.