Lula se esquiva sobre anistia e diz que decisão cabe ao Congresso
Presidente evita se posicionar após urgência de projeto que pode beneficiar manifestantes do 8 de Janeiro; oposição pressiona por texto mais amplo
Por: Redação
18/09/2025 às 22:29

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (18) que não pretende interferir nas discussões sobre a anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro. Questionado por jornalistas no Palácio do Planalto, o petista resumiu: “Anistia é com o Congresso”.
A declaração veio um dia depois de a Câmara dos Deputados aprovar o regime de urgência para o projeto de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que abre caminho para votação direta no plenário, sem passar por comissões.
A medida é considerada uma vitória política da oposição, que tenta garantir algum tipo de reparação aos milhares de manifestantes condenados por participação no 8 de janeiro. No entanto, nos bastidores, o texto que deve ir à votação tende a ser mais restrito, focando na redução de penas e deixando de fora o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




