Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Maioria dos brasileiros desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Maioria dos brasileiros desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Levantamento mostra reprovação acima de 50% e consolida percepção de desgaste da gestão petista no início de 2026

Por: Redação

10/02/2026 às 18:44

Imagem de Maioria dos brasileiros desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A maioria dos brasileiros declara desaprovar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pelo instituto Futura Inteligência, em parceria com a Apex Partners. De acordo com o levantamento, 52,5% dos entrevistados afirmam desaprovar a atual gestão, enquanto 43,4% dizem aprová-la.

O resultado indica que o governo petista entra em 2026 com saldo negativo de avaliação, em um cenário marcado por críticas à condução econômica, insegurança institucional e dificuldades de articulação política no Congresso.

Quando a pergunta é sobre a avaliação do governo, os números reforçam o quadro de desgaste: 46,0% classificam a administração como “ruim” ou “péssima”, enquanto apenas 31,3% a consideram “ótima” ou “boa”. Outros 20,2% avaliam o governo como “regular”, e 2,5% não souberam responder.

Analistas veem os dados como reflexo de uma crescente frustração do eleitorado com a distância entre discurso e resultados práticos do governo Lula. Passados mais de dois anos de mandato, áreas sensíveis como economia, segurança pública e controle de gastos seguem entre as principais fontes de insatisfação.

A avaliação negativa supera com folga a positiva mesmo entre eleitores que classificam o governo como “regular”, o que, na prática, indica dificuldade do Planalto em ampliar sua base de apoio e reverter a percepção de estagnação administrativa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2026, com 2.000 entrevistas presenciais em todo o país, envolvendo pessoas com 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02276/2026.

Segundo a empresa responsável, o estudo teve custo de R$ 160 mil, integralmente financiado com recursos próprios da Apex Partners.

Fundada em 2013, a Apex é uma plataforma brasileira de serviços financeiros e investimentos, com atuação em gestão de recursos, investment banking, advisory e research, além de forte presença fora do eixo Rio–São Paulo. A holding adquiriu a Futura Inteligência em 2022, ampliando sua atuação na área de pesquisas de opinião.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.