Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Marcel van Hattem pede investigação no STF sobre possível violação de sigilo na CPMI do INSS

Marcel van Hattem pede investigação no STF sobre possível violação de sigilo na CPMI do INSS

Deputado do Novo protocola ação apontando acesso indevido a informações sigilosas durante apurações da Operação Sem Desconto

Por: Redação

19/09/2025 às 10:22

Imagem de Marcel van Hattem pede investigação no STF sobre possível violação de sigilo na CPMI do INSS

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma representação pedindo investigação de possível crime de violação de sigilo funcional durante as apurações da CPMI do INSS, vinculadas à Operação Sem Desconto. O pedido foi enviado ao ministro André Mendonça, relator da ação.

A iniciativa surge após declarações de membros da comissão. O senador Cid Gomes (PSB-CE) afirmou ter recebido telefonema alertando que a convocação de determinadas testemunhas poderia prejudicar ações da Polícia Federal (PF). Já o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) indicou a existência de tratativas de delação premiada do chamado “Careca do INSS”.

“É muito estranho que parlamentares do governo tenham acesso a informações que nem a presidência nem a relatoria da CPMI ainda possuem”, disse Marcel van Hattem à Gazeta do Povo.

Na representação, o deputado solicita que a Procuradoria-Geral da República (PGR) avalie a abertura de inquérito, preserve provas eletrônicas e físicas e acione a PF para conduzir diligências. Ele pede ainda a proteção de informações sensíveis, para não comprometer a continuidade das investigações.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.