Ministro do Turismo sinaliza saída do governo após pressão do União Brasil
Conversa com Lula e cúpula do partido define futuro do ministro, alvo de investigação sobre infiltração do PCC
Por: Redação
19/09/2025 às 11:33

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por telefone que deve deixar o governo, após pressão do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda. O ministro foi incluído em investigação da Polícia Federal (PF) sobre suposta infiltração da organização criminosa PCC nos setores financeiro e de combustíveis do país, fato que motivou o ultimato da sigla.
Após conversa de quase uma hora, ficou combinado que o tema será discutido nesta sexta-feira (19), em reunião no Palácio do Alvorada. Sabino ainda se encontrará com Rueda e a cúpula do União para tratar da saída do cargo.
Fontes próximas ao Planalto informaram que Lula busca alternativas para manter Sabino na equipe, sugerindo até licença ou mudança de partido, propostas que foram recusadas pelo União. Apesar de considerar inevitável sua saída após a COP30, o ministro ainda resiste a cumprir o prazo de 24 horas dado pelo partido.
Antes da conversa com Lula, Sabino havia dialogado com Rueda e com ACM Neto, argumentando que sua permanência no governo beneficia a sigla, citando a COP como exemplo de vitrine política. A cúpula do partido, porém, permanece irredutível quanto à saída do ministro.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.