Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Ministro Edson Fachin participará do Jubileu da Justiça no Vaticano antes de assumir presidência do STF
Ministro Edson Fachin participará do Jubileu da Justiça no Vaticano antes de assumir presidência do STF
Ministro viajará a Roma para participar de evento internacional do Judiciário e custeará despesas com recursos próprios, uma semana antes de assumir presidência do STF.
Por: Redação
18/09/2025 às 11:32

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin participará do Jubileu da Justiça, no Vaticano, no próximo sábado (20). O evento reunirá juízes, procuradores e profissionais do direito de diversos países.
A programação inclui uma apresentação do arcebispo Juan Ignacio Arrieta, intitulada “O operador da Justiça, instrumento de esperança”, e uma peregrinação à Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro. Não está prevista audiência com o papa Leão 14.
Fachin, que é católico, custeará com recursos próprios passagens e hospedagem em Roma, sem uso de verbas públicas. Detalhes sobre a duração da viagem ou outros compromissos durante a estadia não foram divulgados.
A viagem ocorre uma semana antes da posse de Fachin como presidente do STF, marcada para 29 de setembro, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e líderes do Congresso Nacional. Fachin completa 10 anos como ministro da Corte e sucederá Luís Roberto Barroso, cuja gestão foi considerada mais midiática e comunicativa. O novo presidente do STF deve adotar perfil discreto e conciliador, com foco em maior previsibilidade na definição da pauta de julgamentos do plenário.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




