Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Moraes contesta relatórios de leitura de Daniel Silveira e manda refazer documentos
Moraes contesta relatórios de leitura de Daniel Silveira e manda refazer documentos
Ex-parlamentar apresentou 12 livros lidos no cárcere; títulos incluem obras ligadas ao comunismo
Por: Redação
24/08/2025 às 21:51

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
A defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma lista com 12 livros que ele teria lido na prisão, como parte de atividades educacionais para reduzir sua pena. Entre as obras, estão clássicos como Crime e Castigo, de Dostoiévski, 1984, de George Orwell, O Príncipe, de Maquiavel, e A Revolução dos Bichos, também de Orwell.
Apesar da lista, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro refaça os relatórios apresentados pela defesa. Segundo Moraes, os documentos não seguiram as exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê avaliação por uma comissão.
O caso reacende críticas sobre a rigidez imposta ao ex-parlamentar. A defesa já havia solicitado a redução de 38 dias de pena, com base em cursos, trabalho na faxina da unidade e relatórios de leitura.
Chamou atenção o fato de que Silveira apresentou também duas obras de Jorge Amado — Agonia da Noite e A Luz do Túnel — parte de uma trilogia que exalta a resistência comunista ao Estado Novo. Amado, além de escritor consagrado, foi deputado federal pelo Partido Comunista e chegou a declarar em 1990 que Josef Stalin foi seu “último ídolo”.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.