Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF e condenado no escândalo Fifagate
Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF e condenado no escândalo Fifagate
Ex-governador de São Paulo e figura central do futebol brasileiro, Marin morreu aos 93 anos em São Paulo; ele havia sido preso nos EUA por corrupção na Fifa
Por: Redação
20/07/2025 às 10:18

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Morreu neste domingo (20), em São Paulo, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, aos 93 anos. Internado no Hospital Sírio-Libanês após passar mal em sua residência na noite anterior, Marin enfrentava problemas de saúde desde que sofreu um AVC no final de 2023.
Figura conhecida tanto no futebol quanto na política, Marin comandou a CBF entre 2012 e 2014, período que antecedeu a Copa do Mundo no Brasil. Antes disso, teve passagens marcantes pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e pela política paulista, onde atuou como deputado estadual, vice-governador e chegou a ocupar o cargo de governador de São Paulo nos anos 1980.
Apesar da longa trajetória pública, sua imagem ficou marcada internacionalmente por seu envolvimento no escândalo de corrupção da Fifa, conhecido como Fifagate. Em 2015, ele foi preso na Suíça, ao lado de outros dirigentes esportivos, sob acusações de recebimento de propina e desvio de recursos ligados a direitos de transmissão e patrocínios.
Transferido para os Estados Unidos, Marin ficou sete meses preso na Europa e depois cumpriu pena em prisão domiciliar no Brasil, sendo libertado em 2020 devido ao seu estado de saúde.
O velório está marcado para este domingo (20), das 13h às 16h, na Funeral Home, em São Paulo.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




