Nikolas Ferreira processa influenciadora “Esquerdogata” por difamação
Caso tramita na Justiça de Brasília e audiência de conciliação entre o deputado e Aline Bardy está marcada para dezembro
Por: Redação
27/10/2025 às 16:06

Foto: Reprodução
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) entrou com uma ação criminal contra a influenciadora Aline Bardy Dutra, conhecida nas redes sociais como Esquerdogata, por difamação. O processo tramita na 1ª Vara Criminal de Brasília e decorre de um vídeo publicado em fevereiro de 2025, no qual a influenciadora acusou Nikolas de envolvimento em “esquema de lavagem de dinheiro do tráfico” e utilizou um apelido pejorativo.
Segundo a queixa apresentada inicialmente à Polícia Civil de São Paulo, o parlamentar alegou ter tido sua honra gravemente atacada, destacando que a fala ultrapassou o limite da crítica política. A defesa de Nikolas também pediu indenização financeira, afirmando que “a compensação deve gerar impacto suficiente para dissuadir novas ofensas”.
A influenciadora, por sua vez, negou intenção de difamar e afirmou que suas palavras se tratavam de “crítica política”. Ela ainda declarou que apenas repetiu “alcunhas populares” atribuídas ao deputado.
O Ministério Público de São Paulo determinou a transferência do caso para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, onde foi protocolado em agosto. A juíza Magna Maria Cysne marcou audiência de conciliação entre as partes para 3 de dezembro de 2025.
Aline Bardy voltou aos noticiários no último fim de semana, quando foi presa em Ribeirão Preto por desacato e resistência à prisão, após supostamente proferir injúria racial contra um policial militar durante uma abordagem.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




