Novo presidente do PT diz que partido precisa se preparar para o pós-Lula
Novo presidente petista reconhece dependência da figura de Lula e diz que legenda precisa construir liderança sem o ex-presidente
Por: Redação
04/08/2025 às 08:47

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
O novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, tomou posse neste domingo (3) e fez um discurso direto aos militantes: o partido deve se preparar para um cenário político sem Luiz Inácio Lula da Silva como protagonista.
A fala marca um ponto de inflexão dentro da legenda, historicamente centrada na figura de Lula, e ocorre enquanto o presidente da República se encaminha para uma possível reeleição em 2026, que, segundo ele próprio, deve ser sua última participação em disputas eleitorais.
“É nossa responsabilidade construir o PT quando o presidente Lula não estiver mais nas urnas disputando nosso projeto”, disse Edinho, ao assumir o posto antes ocupado pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Nos bastidores, parte do partido já discute a sucessão e vê o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como o nome mais provável para herdar o capital político de Lula. No entanto, setores do próprio PT reconhecem que nenhum quadro atual tem apelo popular comparável ao do presidente, especialmente após os desgastes causados por escândalos de corrupção que atingiram o partido na última década.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




