Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Oposição aposta em pedido de vista de Fux no julgamento de Bolsonaro

Oposição aposta em pedido de vista de Fux no julgamento de Bolsonaro

Deputado Zucco afirma que defesas não tiveram tempo para analisar provas e que Câmara já teria maioria para pautar anistia do 8 de Janeiro

Por: Redação

09/09/2025 às 15:31

Imagem de Oposição aposta em pedido de vista de Fux no julgamento de Bolsonaro

Foto: Felipe Sampaio/STF

O deputado federal Zucco (PL-RS) afirmou nesta terça-feira (9) que a “esperança jurídica” da oposição é o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedir vista no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022.

“A esperança é que o ministro Fux esteja vendo o que os advogados constituídos já abordaram em suas defesas, que não tiveram tempo hábil para analisar todas as provas trazidas, e que ele possa pedir mais um tempo de análise. Essa é a esperança jurídica”, declarou Zucco a jornalistas na sede do STF.

Segundo as defesas, o processo reúne mais de 70 terabytes de arquivos, volume considerado impossível de ser examinado integralmente no prazo concedido. Para o parlamentar, um eventual pedido de vista representaria respeito ao direito de ampla defesa.

Indagado se ficaria decepcionado caso Fux não interrompesse o julgamento, Zucco disse que não:

“Não, não é isso que causa decepção. Ele está ali para fazer o seu papel. Eu acredito que, pela coerência com o que está sendo dito ali, que os advogados falaram, que não tiveram a ampla defesa. E é nesse sentido que esperamos que seja feita a justiça”.

O deputado leu suas declarações a partir de anotações no celular.

 

Apoio à anistia

Zucco também defendeu o avanço de projetos que concedem anistia a investigados e condenados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo Bolsonaro. Segundo ele, já haveria maioria na Câmara para levar a proposta ao plenário.

“O cálculo é de mais de 300 votos. Ninguém está pedindo aqui para aprovar a anistia, mas se há apoio suficiente, por que não pautar?”, questionou.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.