Oposição aposta em pedido de vista de Fux no julgamento de Bolsonaro
Deputado Zucco afirma que defesas não tiveram tempo para analisar provas e que Câmara já teria maioria para pautar anistia do 8 de Janeiro
Por: Redação
09/09/2025 às 15:31

Foto: Felipe Sampaio/STF
O deputado federal Zucco (PL-RS) afirmou nesta terça-feira (9) que a “esperança jurídica” da oposição é o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedir vista no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022.
“A esperança é que o ministro Fux esteja vendo o que os advogados constituídos já abordaram em suas defesas, que não tiveram tempo hábil para analisar todas as provas trazidas, e que ele possa pedir mais um tempo de análise. Essa é a esperança jurídica”, declarou Zucco a jornalistas na sede do STF.
Segundo as defesas, o processo reúne mais de 70 terabytes de arquivos, volume considerado impossível de ser examinado integralmente no prazo concedido. Para o parlamentar, um eventual pedido de vista representaria respeito ao direito de ampla defesa.
Indagado se ficaria decepcionado caso Fux não interrompesse o julgamento, Zucco disse que não:
“Não, não é isso que causa decepção. Ele está ali para fazer o seu papel. Eu acredito que, pela coerência com o que está sendo dito ali, que os advogados falaram, que não tiveram a ampla defesa. E é nesse sentido que esperamos que seja feita a justiça”.
O deputado leu suas declarações a partir de anotações no celular.
Apoio à anistia
Zucco também defendeu o avanço de projetos que concedem anistia a investigados e condenados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo Bolsonaro. Segundo ele, já haveria maioria na Câmara para levar a proposta ao plenário.
“O cálculo é de mais de 300 votos. Ninguém está pedindo aqui para aprovar a anistia, mas se há apoio suficiente, por que não pautar?”, questionou.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.